Como escolher um fotógrafo de casamento em 8 etapas

As fotos do seu casamento serão guardadas para sempre, portanto, certifique-se de escolher o fotógrafo perfeito. Aqui está nosso guia para escolher um fotógrafo de casamento em 8 etapas.

Depois que o confete se acomoda e a lua de mel acaba, chega o momento emocionante de receber as fotos do seu casamento.

A caminhada pelo corredor, o abraço orgulhoso de seu pai, aquela piada na fala do padrinho: você poderá se lembrar de todos aqueles momentos especiais e relembrar um dos dias mais felizes da sua vida – não apenas agora, mas em anos que virão.

É tão importante então que você esteja feliz com as fotos do seu casamento. Pode ser uma das maiores tristezas do casamento para os casais, que ou não capturaram todos os momentos que desejavam ou acabaram não gostando das fotos do fotógrafo.

Então, como escolher o fotógrafo certo? Em primeiro lugar, vamos explicar um pouco sobre os diferentes estilos de fotografia de casamento e, em seguida, apresentar oito etapas fáceis para escolher um fotógrafo de casamento.

Os três estilos principais de fotografia de casamento

A terminologia em torno da fotografia de casamento pode ser desconcertante, especialmente o que significam os diferentes estilos de fotografia de casamento. Independentemente do seu orçamento, você poderá encontrar fotógrafos que oferecem cada um dos três tipos mais comuns de fotografia de casamento para todos os orçamentos. Temos uma explicação completa dos estilos e jargões da fotografia de casamento  que também podem ajudar você.

Fotografia de reportagem

A fotografia de reportagem também é conhecida como fotografia fotojornalística ou documental. Seu fotógrafo ficará entre você e seus convidados, capturando fotos espontâneas. O estilo de reportagem tem tudo a ver com reações e emoções, então espere que suas fotos contem a história real do seu dia. Pode parecer a forma mais autêntica de fotografia, já que não há poses.

Prós: captura histórias e emoções ao mesmo tempo em que está relaxado e discreto.
Contras: nenhuma foto posada em grupo, a menos que você as peça

Fotografia tradicional

A fotografia tradicional ou formal de casamento é o visual clássico posado que você vê em fotos de grupo convencionais do casal e da festa de casamento. Este costumava ser o estilo mais popular e envolve bastante orientação do fotógrafo, mas também leva tempo e você pode perder um pouco da ação do dia. É provável que suas fotos sejam um pouco estereotipadas, mas serão lindas e bem iluminadas.

Prós: fotos duradouras de família e amigos em um estilo bonito e atemporal.
Contras: leva tempo e encenação para que você possa perder a emoção do dia

Fotografia contemporânea

A fotografia contemporânea se parecerá mais com a moda ou a fotografia editorial combinada com a reportagem. É ideal se você deseja fotos de casais inspiradas na moda e uma abordagem artística para outras fotos. Você precisará encontrar um fotógrafo com a mesma visão criativa que você, seja no estilo de rua, retratos, conceitual ou focado na natureza.

Prós: fotos dramáticas, bonitas e únicas.
Contras: às vezes, a visão vem antes de capturar a personalidade dos casais

Como escolher seu fotógrafo de casamento em 8 etapas

1. Defina um orçamento

Não faz sentido encontrar um fotógrafo que você ama e depois descobrir que ele está muito além do seu orçamento.

Sua primeira etapa é discutir quanto você pode gastar legitimamente e sempre manter isso em mente ao continuar sua pesquisa.

Embora o valor cobrado pareça uma grande parte do seu orçamento, suas fotos são uma das coisas mais importantes em que investir. Veja se você consegue reduzir seu orçamento em outro lugar para se dar o máximo de dinheiro possível para isso. Você recebe o que você paga!

2. Encontre o seu estilo

Agora, a parte divertida de começar sua pesquisa! Seu estilo de fotografia preferido é realmente uma das coisas mais importantes a se considerar. Quer ser sincero, clássico, uma mistura de cor e preto e branco, criativo, contemporâneo? Normalmente, um dos estilos acima aparecerá imediatamente.

Comece criando uma lista de fotógrafos de que você gosta e pesquise um pouco mais sobre eles. Os casamentos são únicos na escala e velocidade da ação, então você vai querer escolher um fotógrafo com alguns anos de experiência em fotografia de casamento.

3. Veja o portfólio

Naturalmente, ver um portfólio é essencial! Assim você conhece o estilo de fotos que ele faz e se combina com o seu. Se você curte mais fotos preto e branco, em grupo, fotos que contam uma emoção, etc.

4. Eles conhecem o seu local?

Isso não é de forma alguma um problema, mas sempre ajuda se o seu fotógrafo já fotografou no seu local antes. Isso significa que eles terão experiência dos melhores locais e conhecerão as condições de iluminação.

Se você opta em casar numa cidade turística, e se ainda você não conhece esta cidade, um fotógrafo local é a melhor opção, porque conhece os melhores locais da cidade para fotos!

5. Defina quais partes do casamento quer fotografar

Muitos fotógrafos trabalham por hora, outros por “evento”, outros não possuem limite de horário.

Portanto se você define o que precisa ser fotografado, poderá economizar nos gastos. Por exemplo, se possui uma cerimonia somente, e não terá festa ou jantar, poderá ja cotar com o fotógrafo as horas necessárias. Vou dar alguns exemplos:

  • se o casamento é só uma cerimônia para os noivos, e ocorre em uma cidade turística, você pode optar por:
    • preparação no hotel (1h) + cerimônia (1h) + sessão de fotos pela cidade (2hs) =. cotando assim 4hs de serviço
    • somente cerimônia + fotos com os convidados no local
    • cerimônia + sessão de fotos pela cidade
  • se há cerimônia + festa, algumas opções podem ser:
    • preparação* + cerimônia + almoço ou jantar**
    •  cerimônia + almoço ou jantar**
    • * estipule com o fotógrafo quanto tempo vai querer de preparação, se só a noiva, ou noiva e noivo
    • ** em geral nesta opção alguns fotógrafos optam pela cotação somente até o “corte do bolo”, portanto, se quiser por exemplo até o final da festa, deverá indicar isso ao fotógrafo
  • já alguns fotógrafos optam por cobrar valor total, fechado (sem limite de horário), porém há um contra, se seu casamento for pequeno, ou acabar em poucas horas, acaba não sendo conveniente.

Converse com o fotógrafo e peça um orçamento adequado ao seu casamento, e ao que precisa. O fotógrafo certo irá reduzir as opções de preço e pacote. Considere o que está incluso no contrato (número de horas de cobertura no dia, um segundo shoot, fotos ou álbuns, extras como uma sessão de fotos pela cidade), quanto tempo de entrega e opções de retoque.

6. Considere a iluminação em seus locais

Quer seja um ambiente ensolarado, externo ou com pouca iluminação, ambiente interno, avaliar a quantidade, fonte e tempo de luz em seu local é a chave para fazer os arranjos adequados com o fotógrafo.

A luz é a única coisa que pode realmente fazer ou quebrar uma foto. Um casamento no outono ou no inverno (onde os dias nublados são mais comuns) terá uma aparência diferente do que um casamento ensolarado no verão. Ter uma cerimônia no final da tarde (das 16h às 18h durante os meses de verão) pode ser muito melhor para fins de iluminação em uma cerimônia ao meio-dia. Portanto, meu maior conselho para os casais é apenas fazer perguntas sobre a luz ao conversar com um fotógrafo. Um verdadeiro profissional deve ser capaz de explicar facilmente diferentes situações e resultados de iluminação e ajudar um casal a estruturar a linha do tempo do casamento de uma forma que forneça a melhor iluminação possível ao longo do dia.

7. Organize seus cronograma e resultados

Depois do último brinde, o trabalho do fotógrafo está longe de terminar. Saber o que esperar no processo de pós-produção ajudará a equilibrar toda essa empolgação e expectativa para reviver seu melhor dia por meio de fotos.

Algumas informações que você pode ter do seu fotógrafo:

  • qual tipo de pós produção está incluido?
  • quantas fotos vou receber? todas? uma quantidade limitada?
    • dessas, quantas serão editadas e quantas serão naturais?
  • terá fotos impressas?
  • qual resolução?
  • receberemos algumas fotos no dia para postar nas redes?
  • qual tipo de envio das fotos? qual sistema utilizado?
  • data de entrega das fotos finais

8. Prepare-se para o dia do

Lembre-se de que seu fotógrafo é o profissional, portanto, embora seja útil, você não deve perder muito tempo montando uma lista de fotos detalhada para eles. Em vez disso, passe sua linha do tempo do dia, dê a eles uma ideia de quais imagens você gostaria de capturar (como uma foto com cada uma de suas damas de honra, além de retratos de festa de casamento) e deixe-os fazer o que eles devem fazer.

Este também é o momento perfeito para avisá-los sobre quaisquer complexidades familiares ou de amizade que eles deveriam estar cientes, como pais divorciados, uma avó que precisa permanecer sentada para retratos ou um padrinho e dama de honra que não se dão bem (ei , acontece!).

Hit enter to search or ESC to close