Os 13 melhores locais para fotos em Florença

Vamos conhecer os 13 melhores locais para fotos em Florença, na Toscana.

Considerada uma das cidades mais bonitas da Itália e do mundo, o que não falta em Florença  são locais para tirar fotos deslumbrantes. A combinação da incrível arquitetura renascentista, arte de tirar o fôlego e bela luz tornam alguns locais incríveis para fotos em Florença.

Neste artigo reunimos os melhores locais para fotos em Florença que vão desde de vistas panorâmicas épicas até locais mais íntimos da cidade.

1. Catedral de Santa Maria del Fiore

A jóia de Florença é, sem dúvida, a Catedral de Santa Maria del Fiore, o Duomo de Florença. Esta bela catedral, na verdade, compreende três seções distintas, cada uma representando um grande local para fotos de Florença com oportunidades únicas de fotografia: a própria catedral, a Torre do Sino de Giotto e a icônica Cúpula de Brunelleschi.

A catedral em si é incrível por dentro e por fora e sem dúvida é digna de ser fotografada. O belo exterior de mármore e a cúpula proporcionam imagens inesquecíveis. 

  • A fachada da catedral está repleta de detalhes e por isso vale a pena reservar algum tempo para fotografar alguns deles.
  • Existem duas opções para fotografar os afrescos internos da cúpula, seja do nível do solo dentro da catedral ou como parte da subida da cúpula. É fácil se perder olhando os incríveis afrescos até sentir uma dor no pescoço!
  • há um grande ângulo da cúpula de uma pequena rua secundária chamada Via dello Studio, onde ela se encontra com a Via della Canonica, localizada no lado sul da catedral. A partir daqui, o Duomo se eleva acima da rua estreita e eu gosto muito da composição.
  • Única maneira de fazer a foto inteira da fachada da Catedral + cúpula e ainda você com um celular? Estando de frente ao restaurante/bar Bucca di San Giovanni, ao lado do Batistério.  Mas durante o dia ele está aberto, portanto, você precisará ir de manhã cedo para obter esta vantagem!
  • Para tirar uma foto do Duomo de baixo sem outras pessoas dentro, vá ao nascer do sol ! A cidade começa a ganhar vida por volta das 7h da manhã e, como resultado, é mais fácil conseguir a foto. Se você não for ao amanhecer, no entanto, a parte de trás do Duomo sempre foi muito menos lotada do que a frente para as fotos!

2. Cúpula de Brunelleschi

É claro que o marco mais icônico da cidade e Patrimônio Mundial da UNESCO deve estar nesta lista. Existem muitos ângulos da Piazza del Duomo, bem como vistas panorâmicas da cidade a partir do topo! Ao subir os 463 degraus da cúpula, você terá uma vista incrível de 360 ​​graus de Florença.

  • È local ideal para fotos de paisagens urbanas em grande angular, fotos detalhadas dos telhados e das praças da cidade e fotos panorâmicas da cidade.
  • Porém, não esqueça de comprar ingresso com antecedência!
  • Ainda, em vários jardins no alto da cidade é possível fotografar com a vista da cúpula (como na foto acima).

3. Torre do Sino de Giotto

A torre do sino da Catedral de Santa Maria del Fiore fica ao seu lado, mas também precisa de um ingresso, assim como a Cúpula.

  • Conforme você for subindo os degraus da torre, você terá uma série de excelentes oportunidades para tirar fotos incríveis. 
  • No total, são 3 andares  onde o último é uma seção ao ar livre com vista de 360 ​​graus do centro de Florença. As vistas do deck do telhado também são incríveis, no entanto, é muito difícil fazer uma foto da cúpula sem pegar as grades de metal na estrutura.
  • Você pode capturar as melhores imagens entre o segundo e o terceiro andar, mas  fique atento para as aberturas no segundo andar e na escadaria do último andar, onde você pode obter fotos desobstruídas do Duomo e dos edifícios ao redor.

4. Rio Arno e as pontes florentinas

Florença é famosa por suas pontes icônicas que cruzam o belo rio.  Nesse sentido, o Arno e o Ponte Vecchio são  de longe as mais famosas da cidade. 

A  ponte medieval de pedra ainda tem lojas e bancas de comércio espalhadas ao longo dela. No passado, esses eram açougues, enquanto hoje estão cheios de joalheiros de alta qualidade e negociantes de arte.

  • As pontes ficam iluminadas à noite e ficam lindas. A luz da manhã é melhor para fotos do rio Arno, quando há uma bela luz, principalmente ao pôr do sol.
  • Fotografar dentro do Ponte Vecchio reduz muito a visão porque é ocupada pelas lojas, mas uma dica é fotografa-la de noite, quando as lojas estão fechadas com suas fechaduras medievais, é um espetáculo!
  • Se você quer tirar uma foto da Ponte Vecchio atrás de você, eu indico a rua ao longo do rio arno, bem de frente ao Uffizi.
  • Outra opção para a Ponte Vecchio ao fundo é na Ponte di Santa Trinità.
  • Aproveite para fazer fotos dos reflexos dos prédios coloridos no rio em um lindo dia de sol.
  • A Ponte alle Grazie também oferece belas vistas do Ponte Vecchio e fica a leste dela. Se você continuar ao longo do rio Arno,  você verá que os arcos da Ponte alle Grazie também ficam lindos à luz da manhã florentina. 

5. Piazzale Michelangelo

A grande praça elevada ao sul do rio Arno oferece vistas incríveis e panorâmicas de Florença. A partir daqui, você pode capturar as imagens de cartão-postal do horizonte da cidade.

Ao pôr do sol, há um ambiente fantástico no Piazzale Michelangelo e é o lugar perfeito para relaxar, desfrutar de um pôr do sol deslumbrante com uma garrafa de vinho e tirar algumas belas fotos de Florença sob o famoso sol italiano.

  • Uma boa dica é fazer o percurso pela Porta San Miniato na subida e quando terminar descer até o rio pela Porta de San Niccolò para um passeio.
  • Como este local é predominantemente conhecido pelo pôr do sol , as multidões podem ser loucas. Então, se você quiser fotos sem outras pessoas nelas, vá para o nascer do sol !
  • Existem muitos ângulos diferentes que você pode abordar aqui, então explore as diferentes vistas que você pode capturar da cidade!
  • O Piazzale Michelangelo funciona muito bem para fotos ao pôr do sol, mas ao nascer do sol a vista é simplesmente espetacular.
  • Além disso, há uma série de imagens que você pode capturar da Piazza,  Duomo no horizonte a Ponte Vecchio junto com as outras pontes no rio Arno e imagens da cidade com as montanhas como o pano de fundo.
  • É ideal para fotos panorâmicas.

 

6. Giardino delle Rose – o jardim de rosas

Ao subir os degraus da Via del Monte alle Croci desde a Porta San Miniato até a Piazzale Michelangelo, não esqueça de parar no Giardino dele Rose no lado esquerdo da subida. 

O Jardim tem entrada gratuita e oferece uma vista única de Florença emoldurada por rosas coloridas e arranjos de flores. Ele fica  aberto das 9h às 18h nos dias úteis e das 10h às 18h nos fins de semana. Embora não esteja aberto para o nascer do sol, você pode visitá-lo entre 9h e 10h da manhã , quando a luz atinge o jardim. 

7. Abbazia di San Miniato al Monte

Enquanto a maioria dos fotógrafos dirige-se ao Piazzale Michelangelo para obter imagens do horizonte de Florença e do Duomo, muitos não percebem que outro ótimo local para tirar a foto icônica do Duomo está localizado a poucos minutos a pé. A Abadia de San Miniato al Monte é uma bela igreja localizada na colina atrás do Piazzale Michelangelo. Devido à sua elevação, você tem uma vista única de Florença e, em particular, do Duomo contra os telhados de Florença.

8. Piazza della Signoria, Palazzo Vecchio e sua Torre

A Piazza della Signoria é uma das praças mais impressionantes da cidade e outra das nossas preferidas. 

  • Normalmente, como em qualquer praça é lotada de gente, porém é uma ótima oportunidade de testar suas habilidades criativas e obter ângulos criativos dos edifícios, das estátuas, e provar reflexos de poças de água, enquadrando-as com outros detalhes históricos.
  • Como qualquer praça na Itália, se quiser fotografa-la vazia, deverá ir geralmente um pouco antes ou durante a hora azul da manhã antes do nascer do sol. 
  • À noite, as praças são o coração de Florença e estão repletas de atividades. Isso resulta em uma ótima fotografia de rua, no entanto, se você está tentando capturar os prédios, as manhãs são muito melhores.
  • Quer fotografar a estátua do David de forma diferente? Tente fotografa-la entre as patas de um dos leões, os guardiões não oficiais da Loggia dei Lanzi

Outro local importante para fotografar na praça é sem dúvida o Palazzo Vecchio. Porém, é da sua torre que as fotos ficam interessantes. Você deverá comprar um bilhete para visitar a torre, chamado de “Torre di Arnolfo” (10 euros). 

  • Sem ingressos – O pátio de entrada do Palazzo Vecchio é lindo e você precisará de uma lente grande angular (mínimo de 16 mm) para capturar todo o pátio.
  • Com ingressos – A vista da torre é uma das melhores vistas de Florença, e você ainda pode emoldurar as suas fotos com as “frestas” das pequenas janelas medievais que encontrará na sua visita.

9.  Piazza Uffizi e Galeria

A Galleria degli Uffizi é um dos lugares mais populares para se visitar em Florença e também é um ótimo local para tirar fotos na cidade.

A primeira localização é a praça em frente à Galeria Uffizi. 

  • Este pátio simétrico com colunas é uma imagem icônica de Florença é melhor fotografado à noite ou muito cedo pela manhã. Afinal, fora desses horários  a praça fica muito movimentada com os turistas.

Existem vários locais excelentes para fotos na própria Galeria Uffizi:

  • A sala mais bonita para fotos na minha opinião é a “tribuna, é impressionante com seu telhado incrustado de conchas. 
  • Outro local interno interessante são os corredores com seus afrescos e estátuas.
  • Já o segundo andar do Uffizi oferece belas vistas de Florença da área externa da Cafeteria.
  • Há também excelentes vistas do rio Arno e dos telhados da cidade e de várias janelas no segundo andar da Galeria Uffizi. Em particular, há uma excelente vista do Ponte Vecchio e do Corredor Vasari, um corredor elevado que conecta o Palazzo Vecchio e o Palácio Pitti.
  • Importantíssimo, reserve com antecedência, é sempre lotado e com filas enormes.

10. Palácio Pitti e jardins Boboli

 Sem dúvida, os jardins de Boboli não poderiam ficar de fora  desta lista dos melhores lugares para fotografar em Florença.

  • Para ter a melhor vista dos Jardins, suba a passarela central passando pela Fonte de Netuno até o ponto mais alto na parte de trás dos jardins. A partir daqui, você terá a melhor vista do palácio e também de Florença logo abaixo.
  • Antes de sair dos jardins, tente explorar a seção Kaffehaus (cafeteria) dos jardins. Localizados na parte norte do local, esses jardins têm a melhor vista da cidade. O Kaffehaus é o grande edifício verde nesta seção do jardim e os jardins em frente são conhecidos como Prato della Meridiana. Nesta área podemos obter alguns ângulos exclusivos da cúpula e do horizonte de Florença.
  • A melhor vista do Duomo é a partir do caminho que sai dos jardins e volta para o palácio (em direção à saída). No caminho, há belas vistas da cúpula da catedral e do horizonte de Florença.
  • Tente visitar o palácio no meio da tarde, quando a luz suave do entardecer atinge Florença e proporciona cliques de tirar o fôlego.

 11. Galeria Della Accademia –  Galeria de Arte da Academia de Florença

Uma das imagens mais icônicas de Florença e possivelmente de toda a Itália é a estátua de Davi de Michelangelo. Originalmente esculpida para estar no topo do Duomo de Brunelleschi, esta obra-prima agora está na Galeria da Accademia

  • A estátua é incrível de ver pessoalmente e felizmente a fotografia é permitida na galeria. 
  • Embora haja uma grande multidão ao redor da estátua, é relativamente fácil conseguir uma boa foto dela se você for paciente e esperar por uma pausa na multidão.
  • Opte tiras a foto não no centro do corredor, como todos, mas na lateral direita, há uma diferença!
  • Importantíssimo, reserva com antecedência, é sempre lotado e com filas enormes.

12. Fiesole

Outro ótimo lugar onde você pode experimentar é Fiesole, localizado no lado oposto da cidade como Piazzale Michelangelo. Apenas a pequena cidade oferece muitas oportunidades excelentes, o anfiteatro romano, as paredes etruscas e os caminhos fabulosos para as áreas de floresta onde Leonardo da Vinci “deixou” seu aprendiz testar sua teoria sobre o vôo. 

A estrada que leva até a cidade está repleta de locais para fotos com vista para a cidade de um ponto de vista totalmente diferente, oferecendo um horizonte que nem todos conseguem apreciar. Em um dia claro, parece que você pode ver tudo!

 

13. As ruas de Florença

Florença é uma daquelas cidades pelas quais você pode passear sem um mapa. Perca-se entre nas ruas cheias de história, estilo italiano e detalhes ornamentados que o farão fotografar cada pequena lâmpada, motocicleta ou maçaneta que encontrar. 

  • Faça um favor a si mesmo e reserve um dia para simplesmente passear por Florença, sem planos, sem museus, e sem pontos turísticos. Basta pegar sua câmera e ver onde você vai parar. 
  • Certifique-se de se aventurar al longo do rio arno (lungarno) também, há ruas repletas de fachadas e lojas bonitas.
  • Se gosta de gastronomia, não perca a oportunidade de visitar o Mercado Central!
  • Se você está procurando adicionar algumas vibrações retrô ao seu instagram, certamente pegue sua câmera e dirija-se às antigas cabines de fotos nas ruas de Florença! Além de serem bonitas para fotos, esses estandes ainda usam processamento de filme real e fornecem um souvenir muito divertido. Dicas de fotos:
    • Há muitas maneiras de usar a cabine de fotos como pano de fundo e, depois de fazer uma tira de fotos, ela pode se tornar um acessório fofo em outras fotos ao longo do dia!
    • Embora você possa digitar “ Fotoautomatica ” no Google Maps para encontrar todas as cabines de fotos ao redor de Florença, esta é a minha favorita para tirar fotos!
    • Custa 2 euros por tira de foto e, como usam filme real, leva 5 minutos para revelar.

Dicas para tirar fotos incríveis em Florença

Quer fotos incríveis da sua viagem a Florença? 

Quando fazemos uma viagem, entre muitas das nossas preocupações, a de tirar fotos incríveis e registrar este momento mágico é uma das principais delas.

Para isso é importante conhecer bem os melhores ângulos para tirar fotos, qual é a melhor iluminação bem como qual é o melhor horário do dia para tirar foto de um determinado lugar. Além disso, câmeras e equipamentos de qualidade também fazem muita diferença. 

E por isso contratar um fotógrafo profissional é sem dúvida, a melhor forma de conseguir tirar fotos incríveis na cidade eterna.

Em primeiro lugar, os fotógrafos que trabalham em Florença são em sua maioria italianos e conhecem muito bem a cidade. Assim, eles sabem quais são os melhores lugares para fotografar, os melhores ângulos e também o melhor horário para garantir uma iluminação perfeita.

Além disso, só um fotógrafo profissional consegue resolver um problema recorrente em relação às fotos de Florença e outras cidades da Itália: a multidão que atrapalha tanto o clique perfeito. Mesmo acordando cedo para tirar fotos nos principais pontos da cidade, ainda assim você pode encontrar uma multidão em cada lugar.

Você deve estar se perguntando, como um fotógrafo vai fazer estas pessoas simplesmente sumirem da minha foto?

Na verdade é muito simples. Um fotógrafo profissional tem todos os recursos e habilidades necessários para apagar as pessoas da sua foto de forma tão natural que parece que elas nunca estiveram ali.

 Onde contratar um fotógrafo profissional 

A nossa empresa conta com serviço de fotografia em Florença. A nossa equipe é formada pelos melhores profissionais da área para que você tenha as melhores lembranças da sua viagem.

 Contamos com profissionais italianos que fotografam casamentos, eventos,  fazem fotos artísticas, books etc.

Quer uma lembrança inesquecível da sua viagem à Florença?

Então, entre em contato conosco e contrate um serviço de fotógrafo na Itália. Este momento tão especial da sua vida merece ser registrado e eternizado. Conheça o portfólio do nosso fotógrafo em Florença, Yari.

Hit enter to search or ESC to close