Os 15 Melhores locais para fotografar na Toscana

Vai viajar para Itália e gostaria de conhecer os melhores lugares para fotografar na Toscana?

Conhecida mundialmente como uma terra de aldeias , colinas verdes , cidades da arte , mar, onde cultura e natureza se fundem perfeitamente, a Toscana sempre foi considerada um lugar encantador e parece estar entre os destinos preferidos dos entusiastas da fotografia.

Sem dúvida, a  Toscana é um dos lugares mais desejados do mundo para viajar . Afinal, Nada supera sua paisagem, as estradas sinuosas e a beleza deslumbrante deste cantinho da Itália.

Assim, separar apenas 15 lugares mais belos para fotografar é uma tarefa difícil, mas não impossível

Veja então 15 locais para fotografar na Toscana:

1. Val D’orcia

Separe ao menos  alguns dias para explorar esta bela paisagem  e descobrir aqueles momentos em que a luz do sol  atinge uma encosta da maneira certa. 

Leia o texto – O que é o Val D’Orcia?

O ideal é ir  de Asciano a Trequanda a Montepulciano a Pienza a San Quirico d’Orcia a Bagno Vignoni a Montalcino. Mas, evite fazer tudo isso em apenas um dia, pois pode ser muito cansativo.  

Visite a Abadia do Monte Oliveto Maggiore ou a Abadia de Sant’Antimo. 

Alguns locais (fora das cidades, claro), que você encontra pontos para fotos incríveis:

1.1 Capela Madonna di Vitaleta, San Quirico d’Orcia

A capela Madonna di Vitaleta é totalmente  ladeada por ciprestes e fica no topo de uma pequena colina. Com toda a certeza,  é um dos locais mais bonitos e mais fotografados de toda a Toscana. 

Está localizado no Val d’Orcia, uma área considerada  Patrimônio Mundial da UNESCO no sul da Toscana, a cerca de duas horas de Florença. 

 Algumas cidades próximas como  Pienza, Montepulciano e Montalcino podem servir de base para a sua visita.

A capela em si está trancada e não pode ser visitada por dentro, no entanto, é cercada por uma bela paisagem e é um ótimo cenário para fotos, especialmente quando as papoulas estão florescendo. 

1.2 – Jardim La Foce

Um dos locais mais famosos  e mais fotografados da Toscana é a estrada que leva aos jardins La Foce, localizada na parte sul do Val d’Orcia.

 Subindo a encosta em ziguezague e ladeada por ciprestes, esta estrada é a imagem  principal de muitas fotos icônicas do campo da Toscana. 

Recomendamos que você desça  por este caminho para apreciar a paisagem e é claro, visitar os jardins de La Foce. 

1.3 – Cipressi

O terceiro é o campo de ciprestes próximo à estrada SR2 – provavelmente o grupo de ciprestes mais famoso da Toscana . Este lugar é um local impressionante para fotos a qualquer hora do dia e em qualquer estação do ano e cria uma espécie de assinatura da Toscana.

2. Pienza

Este charmoso vilarejo é conhecido como a cidade “ideal” da Renascença e é rico em evidências do passado. O centro histórico de Pienza foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1996, portanto, representa uma parada imperdível em seu acervo fotográfico.

É uma joia da história e da arquitetura capaz de emocionar todos os turistas que a visitam e é muito famosa pela produção do pecorino di Pienza (um tipo de queijo de ovelha), um queijo que certamente você terá que degustar e fotografar junto com outros produtos típicos, como embutidos e mel. Além disso, está localizado em uma colina em um ponto alto de Val d’Orcia, portanto, além de fotografar as vistas da cidade e da famosa Via del Bacio e via dell’amore (uma das ruas mais românticas da Itália), você também terá a oportunidade para tirar fotos panorâmicas de tirar o fôlego.

Leia também – Pienza, a cidade planejada por Pio II

3. Montepulciano

Com toda a certeza, Montepulciano é uma das cidades mais lindas da Toscana e oferece paisagens incríveis para tirar fotos deslumbrantes.

Famosa pelo seu “vino nobile”, um vinho tinto produzido na região e, por isso, você  pode encontrar facilmente  uma venda de vinhos em cada esquina. 

Locais interessantes para fotos:

  • Cantina do Palazzo Contucci, onde é possível fotografa-se em meio aos enormes barris de vinho sem pagar nada.
  • Atrás do Palazzo comunale há uma vista panorâmica incrível
  • Já na via delle Case Nuove, no alto do estacionamento há outra vista panorâmica, do lado oposto.

Leia o texto – O que ver em Montepulciano

4. Campos de girassóis

Grande parte da paisagem toscana (e italiana) fica totalmente  coberta de girassóis durante, principalmente durante os meses de junho e julho.

Se você  já tentou fotografar girassóis sabe que eles se inclinam em direção ao sol durante o dia. Portanto, se você não quiser fotos de  girassóis caídos, não espere até o pôr do sol para tirar fotos! Faça logo pela manhã para ter fotos incríveis! 

Onde encontra-los? Nos indicamos no texto – Girassóis na Toscana: onde encontrar e quando

5. A cidade de San Gimignano

Muitas vezes referida como a” New York Medieval” por causa de suas muitas “casas-torre” a cidade de San Gimignano foi construída no século VIII.

No seu alge, a cidade possuia72 torres, construídas como casas por famílias que queriam exibir sua riqueza e poder. Hoje, sobraram apenas 14 dessas torres.

  • San Gimignano, é fotogênica já de longe, mas também é uma ótima cidade para se visitar por seus vinhos, história e arte. 
  • Recomendamos que você reserve um tempo para se aventurar fora da principal rua turística para descobrir os becos da cidade e seu ambiente local.
  • Pontos panorâmicos são: Via Degli Innocenti e Via della Rocca

Leia o texto – O que ver em San Gimignano

6. Pisa

Embora seja mais famosa por sua icônica Torre Inclinada, Pisa tem muito mais: uma riqueza de tesouros artísticos e arquitetônicos pode ser encontrada na cidade. Outrora uma potência marítima significativa, as riquezas que a cidade derivou do comércio e das conquistas alimentaram a construção de grandes igrejas, requintadas praças renascentistas e belos edifícios românicos.

Vaguear pela pequena cidade é um prazer, com fachadas impressionantes e belas características arquitetônicas para onde quer que você olhe. Espalhados aqui e ali, há vários grandes museus, enquanto a Piazza dei Miracoli é a atração principal. Não só é o lar da torre mundialmente famosa, mas também um esplêndido batistério e catedral, que possui colunas de mármore maravilhosas, mosaicos magníficos e algumas obras de arte monumentais.

Mas qual a foto mais “mico” da Toscana? É segurando a torre de Pisa! É mico, mas tenho certeza que se você for em Pisa você vai fazer… é impossível e quer saber… aproveite e se esbalde! 

Qual o melhor local então para a foto “segurando a Torre”? Dá área atrás da torre, próximo aos ciprestes!

Leia o texto – Saiba tudo sobre a Piazza dei Miracoli de Pisa e seus monumentos

7. Siena

Um dos lugares mais populares e pitorescos para se visitar na Toscana, Siena fica a cerca de 70 quilômetros ao sul de Florença, cercada por colinas e campos agrícolas. A pequena cidade é repleta de maravilhas arquitetônicas, impressionantes monumentos históricos e culturais podem ser encontrados em torno de seu charmoso centro histórico.

No seu centro está a Piazza del Campo em forma de concha, amplamente considerada uma das praças medievais mais majestosas da Europa. Famoso por ser o local da emocionante corrida de cavalos Palio di Siena, é cercado por belos palácios e casas geminadas, com sua Torre del Mangia de 102 metros de altura erguendo-se acima dos intermináveis ​​telhados vermelhos da cidade.

Melhores pontos para foto:

  • Duomo di Siena, tanto dentro como fora, aproveite todos os ângulos
  • No alto da Torre del Mangia
  • Do alto do Museu do Duomo, que possui uma área panorâmica
  • Do lado esquerdo da Basílica di San Domenico pra mim é o melhor ponto! 

Leia o texto – O que fazer em Siena em 1 dia

8. Crete Senesi

Crete Senesi é uma grande extensão de argila (devido ao seu passado como uma bacia marítima) situada no sudeste de Siena, entre Chianti e Val d’Orcia – eu explico melhor neste texto – Crete Senese, uma das paisagens mais interessantes da Toscana.

É um dos lugares mais sugestivos e espetaculares para se fotografar, um território onde ocorrem fenômenos erosivos como as “biancane” e “calanchi”. A paisagem é caracterizada por aldeias medievais e vestígios arqueológicos que datam da época etrusca.

O outono e o inverno oferecem paisagens dominadas por tons de azul, cinza e amarelo durante os dias claros e um dos locais mais interessantes e espetaculares para se tirar belas fotos é Poggiarone, em direção a Asciano.

9. Campos de Lavanda

Não é somente na Provence que você encontra campos de lavanda não! Na Toscana é possível sim, em determinada época do ano, eu explico tudo no texto – Lavanda na Toscana: onde encontrar e quando ir

10. Pitigliano

Também conhecida como a “ pequena Jerusalém ”, Pitigliano surpreende pela arquitetura esculpida na rocha. Saiba mais no texto – O que ver em Pitigliano, a “cidade do tufo”
É uma das cidades históricas mais fascinantes da Toscana e é a maior das 3 cidades de tufo (Sovana, Sorano e Pitigliano).

  • Sua localização espetacular, em um promontório de tufo, confere à cidade aquela raridade e beleza únicas que se encontram em poucos lugares do mundo. 
  • Graças à sua orientação, o sol ilumina o tufo tornando-o ainda mais luminoso e dourado. 
  • Recomendamos tirar fotos ainda à noite : vai sair uma foto digna de um cartão postal.
  • O seu centro histórico também é muito especial : varandas floridas, lojinhas, escadarias e pessoas conversando carinhosamente com os turistas, elementos que representam uma mistura perfeita para os amantes da fotografia.

11. Bolgheri

Esta área rural no centro-sul da Toscana, onde as colinas encontram o mar – pense em estradas rurais ladeadas de ciprestes – oferece uma incrível mistura de paisagens e inspiração para grandes fotografias. A cidade de Bolgheri ainda mantém o charme do passado. 

  • O melhor local para fotos è sem dúvida a sua poética Viale dei Cipressi.
  • Porém a maioria das pessoas fotografa no início da via que leva a Bolgheri, o que não é errado, Porém, se torna um local perfeito para o pôr do sol porque o sol se põe no mar e você tem a estrada incrível e o lindo mar iluminado se você fotografar no ponto mais alto.  Você também tem alguns olivais legais e uma bela vista para a Isola d’Elba.

Leia o texto – Bolgheri e seus encantos

12. Terme di Saturnia – Fontes Termais de Saturnia

A Toscana é conhecida por suas fontes termais. Uma das fontes termais mais incríveis é a Cascate del Mulino, perto de Saturnia. Parece um rio de outro planeta e é perfeito para uma imagem de drone. Não se esqueça de trazer sua roupa de banho, você pode nadar gratuitamente. Infelizmente, a localização não está no aplicativos de GPS, então pesquise «Cascate del Mulino» no Google Maps.

Leia o texto – Terme di Saturnia: onde fazer banhos termais gratuitos em meio ao verde

13. A costa

A maioria dos fotógrafos conhece fotos das colinas de Val d’Orcia, mas a Toscana também é conhecida por sua bela linha costeira. Toda a costa fica na costa oeste da Itália, o que significa que você tem pôr do sol no Mar Mediterrâneo.

  • Um lugar lindo é o castelo de Populonia. Está construído sobre uma colina sobre o mar, com uma bela vista do Golfo di Baratti e da Isola d’Elba. 
  • O Golfo di Baratti também é um bom local com seus icônicos pinheiros mansos. Se você for à Toscana, observe mais de perto o litoral.
  • Castiglione della Pescaia é outro local que, no seu centro história possui vistas panorâmicas incríveis.

Leia o texto – O que ver em Castilgione della Pescaia

14. As Ilhas

Ilha de Pianosa

Alguns locais menos conhecidos são as Ilhas do Arquipélago Toscano. As ilhas mais conhecidas são Elba e Giglio, mas existem algumas outras ilhas menores, as minhas preferidas são Ilha de Capraia e a Pianosa. 

  • mar ao redor das ilhas é um ponto de mergulho popular, então se você está procurando um local para fotografia subaquática na Toscana, você tem muitas possibilidades. 
  • As ilhas em si também são boas para a fotografia, para mim nada se compara a Ilha de Pianosa! 
  • Há possibilidades de dormir nas ilhas maiores ou você pode reservar excursões para algumas das ilhas.

Leia o texto – As 7 Ilhas da Toscana

15. Os vinhedos

Nada mais romântico que uma sessão de fotos em meio aos vinhedos ao pôr do sol na Toscana!

 

Dicas para tirar fotos incríveis na Toscana

Quer fotos incríveis da sua viagem à Toscana? 

Quando fazemos uma viagem, entre muitas das nossas preocupações, a de tirar fotos incríveis e registrar este momento mágico é uma das principais delas.

Para isso é importante conhecer bem os melhores ângulos para tirar fotos, qual é a melhor iluminação bem como qual é o melhor horário do dia para tirar foto de um determinado lugar.

No caso da Toscana, saber onde encontrar os campos de Girassóis floridos é outra dica fundamental para quem quer tirar fotos das flores.

Além disso, câmeras e equipamentos de qualidade também fazem muita diferença. 

 E por isso contratar um fotógrafo profissional é sem dúvida, a melhor forma de conseguir tirar fotos incríveis na cidade eterna.

Em primeiro lugar, os fotógrafos que trabalham  na Toscana são em sua maioria italianos e conhecem muito bem toda a região.

Assim, eles sabem quais são os melhores lugares para fotografar, os melhores ângulos e também o melhor horário para garantir uma iluminação perfeita.

 Onde contratar um fotógrafo profissional?

A nossa empresa conta com serviço de fotografia na Toscana e em toda a Itália. A nossa equipe é formada pelos melhores profissionais da área para que você tenha as melhores lembranças da sua viagem.

Contamos com profissionais italianos que fotografam casamentos, eventos,  fazem fotos artísticas, books etc.

 Quer uma lembrança inesquecível da sua viagem à Toscana?

 Então, entre em contato conosco e contrate um serviço de fotógrafo na Itália. Este momento tão especial da sua vida merece ser registrado e eternizado.

Veja o Portfolio do nosso Fotógrafo em Florença e na Toscana, o Yari.

Hit enter to search or ESC to close